x
2007-08-29T11:54:00-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 410

acessos 181.001

há 7 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 11:37

Ronaldo Rodrigues

gostaria que vc me ajudasse:
como eu prencho os campos da sefip, quando o funcionário sai?
tenho q colocar o valor do salario e o 13º? se puder me passe passo a passo o que devo preencher,que estou começando e tenho(1346789) duvidas.kk

Obrigada vou ficar no aguardo!!

há 7 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 11:45

Joelma

No computador em que estiver instalado o SEFIP, também terá o Manual Operacional. Na página 45 do referido manual você encontrará os passos para inclusão de movimentação do trabalhador.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 13:16

Joelma,
Boa tarde!

Algumas informações, referentes ao tipo de rescisão são necessárias, para que minha orientação seja a correta, pois influenciam nos cálculos do SEFIP para recolhimento do FGTS ou apenas do INSS, tipo:

1)Qual o tipo de desligamento do funcionário. Demissão a pedido ou demitido sem justa causa?

2)Qual tipo de contrato do trabalhado? Indeterminado, experiência ou prazo determinado?

3)Caso de experiência. A rescisão ocorreu no fim do prazo do contrato ou foi antecipada? Se antecipada quem antecipou?

Vou considerar, que trata-se de um contrato por prazo indeterminado e que ocorreu a dispensa sem justa causa. Assim sendo, vc irá informar nos campos especificos do SEFIP:

Salário (Saldo de salário pago na rescisão).

O valor de 13º (pago em rescisão) no campo: Base de Cál 13º Sal Prev Social.

Para informar a movimentação (Cod./Data de desligamento/ FGTS já recolhido ou não), seguir os passos que te informei anteriormente.

Atentar, que a orientação acima; é para funcionário demitido sem justa causa.

PS.: Como bem falado na mensagem anterior, pela colega: Ana Claudia. É interessante que leia o manual do SEFIP para se familiarizar com as rotinas pertinentes ao programa. Ok!

Abraços.

Ronaldo Rodrigues
Gestor Contadores Associados
há 7 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 16:46

Boa tarde,

Estou com um problema de ERRO no Sefip 100298.
"Para o código de recolhimento indicado, o valor da dedução salário maternidade só poderá vir informado se houver recolhimento de pessoal
administrativo da empresa"

Este Erro não consta no manual.

Alguem já teve este ERRO?

obrigada

há 7 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 16:46

Boa tarde a todos.
Gerei uma GFIP, codigo 650 referente a uma Ação trabalhista, imediatamente, percebi que havia informado valor errado e gerei uma nova GFIP.
Agora preciso "EXCLUIR" a GEFIP, errada, sei que é no próprio Conectividade Social, mas a minha dúvida é: Eu não fiz Backup da GFIP, se eu gerar um arquivo solicitando exclusão,vai ficar correto? O arquivo vai excluir somente a errada, ou as duas?
Agradeço desde já
Cida

Moderador
há 7 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 17:03

Miria, pelo que consta no Manual, não há a necessidade de pedido de exclusão:

É devido o pedido de exclusão quando:
a) O empregador/contribuinte entregou uma GFIP/SEFIP contendo informações quando na verdade não houve fatos geradores nem outros dados a informar; ou seja, a GFIP/SEFIP deveria indicar “ausência de fato gerador (sem movimento)”. Primeiramente, é necessário fazer um pedido de exclusão, e depois transmitir a GFIP/SEFIP com “ausência de fato gerador (sem movimento)”. Neste caso, se na GFIP/SEFIP apresentada anteriormente houve recolhimento ao FGTS, é ainda possível solicitar a devolução do valor recolhido a maior, observadas as orientações da Circular Caixa que estabelece procedimentos pertinentes ao FGTS.
b) A GFIP/SEFIP foi apresentada com informação errada num dos campos da chave. É necessário fazer um pedido de exclusão, além de transmitir a nova GFIP/SEFIP, se for o caso. Observar o subitem 4.8.
c) O contribuinte desejar retificar uma GFIP 650/660 cujos campos Processo e Vara foram informados em branco, isso porque esses campos passaram a ser obrigatórios, não sendo mais possível retificar GFIP 650/660 que possuem esses campos em branco.

há 7 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 17:12

Boa tarde Marcio.
Deixa eu te explicar minha situação.
è um provesso trabalhista,sem FGTS, apenas cobrança de INSS.
O juiz estipulou o valor,o contribuinte vai parcela-lo .A Receita Federal, pediu para que enviasse uma GFIP,codigo 650, para assim confessar o débito de INSS e depois parcelar.
Gerei a GFIP,mas, percebi na hora que não coloquei a parte de INSS do funcionário e assim os valores não bateram com o que o juiz declarou.
Imediatamente enviei outra, com os valores de INSS corretos.
Mas a Receita, para poder parcelar o débito,que que eu EXCLUA a GFOP errada.Mas eu não tenho backup dela.

há 7 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 17:27

OK. Vou tentar,mas, é que gera um novo número de arquivo, por isso a minha dúvida.
Estou tentando o 0800 da caixa,mas, não consigo falar.
Vou entregar assim mesmo e ver o que acontece.
Depois posto aqui o resultado.
De qualquer forma, muito obrigada pela atenção.

Moderador
há 7 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 17:50

Pois é, por isso que no Manual do SEFIP não consta a exigência de exclusão para esse tipo de caso, pois o envio da GFIP correta anularia a GFIP incorreta, como acontece com outros casos. Fiz um teste agora e para o código 650 só pede os dados de início e término, em outras informações, não precisa ter o backup.
Faça isso mesmo, poste aqui o resultado...

Articulista
há 7 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 17:56

Os procedimentos estão corretos, GFIP substitui outra se tiver a mesma chave (CNPJ, Competencia, Codigo de Recolhimento e Código FPAS). No caso da GFIP 650, fazem parte da chave ainda os campos de INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES (vara, processo, etc)... se estão iguais todos esses campos, automaticamente a GFIP é substituída.

Uma informação: para gerar gfip de exclusão não preciso de ter o arquivo, basta gerar o arquivo com a mesma chave e na abertura do movimento marcar a opção Informações Anteriores Pedido de Exclusão.

Outra informaçao: o programa SEFIP gera automaticamente um BACKUP aberto de todas as GFIPS que vcs executam e põe em uma pasta do mesmo nome do arquivo, geralmente ela fica no 'caminho': C - arquivo de programas - caixa - Arquivos - nome da pasta.´Dentro dessa pasta tem uma cópia do arquivo .SFP e do arquivo .BKP que pode ser restaurado por dentro do sefip na opção do menu: fErramentas - restaurar backup.

Espero ter ajudado!

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: http://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
http://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: http://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
há 7 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 13:49

Boa tarde !

Estou com o seguinte problema :

Tentei emitir o CRF de uma Profissional Liberal ( dentista ) com inscrição no CEI, daí veio a mensagem que as informações não eram suficientes, procurar uma agencia da Caixa . . . fui na Caixa e eles emitiram o relatório de pendencias algumas "ausencia de recolhimento", "recolhimento parcial", e na maioria Divergencia de enquadramento de contribuição de competencias bem antigas tipo 2002, 2003. Fiz uma pesquisa nos documentos e descobri que na epoca foram informados na Gfip de mesmo CEI os FPAS 515 ( na verdade entendo que seria o 566 ) e 868 ( domestico ), será que é este o motivo da divergencia ?

Eliana

há 7 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 09:52

Ola bom dia a todos!
A empresa recebeu a ADE de exclusão, e vai parcelar a Previdencia em atraso. Porem, alguns valores de débito não batem, para não ser excluída é correto eu selecionar todos e pedir o parcelamento. E em seguida entro com as GFIPS/SEFIP e acerto as informações? Alguém poderia me ajudar nessa questão. Grata.

há 7 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 10:55

Bom dia !

Bem, o que eu tenho observado é que no relatorio de regularidade da previdencia social os valores de debito podem não ser nem devidos, as vezes trata-se apenas de divergencias nas informações. Após conferencia, podemos retificar/confirmar as informações via Gfip ou as vezes até pedir Ajuste de GPS via agendamento na receita federal previdenciaria, porém, neste caso em que voce tem prazo a cumprir, tome as devidas precauções para não ser excluída do Simples.

há 7 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 10:19

BOm dia a todos

Foi apresentada um GFIP de março a dezembro de 2012, com recolhimento referente retirada pro labore de um sócio, como optante do simples nacional.
Só que ficou errada a GFIP, pois a empresa foi tributada no lucro presumido, e a empresa ficou sem movimento todo o ano de 2012.

Posso excluir essa GFIP?
E como faço para fazer outra sem movimento alterando os código de recolhimento e marcando a não opção pelo simples nacional (lucro presumido) ?
O o recolhimento do INSS pago, posso restituir, e como fazer esse processo de restituição?
Obrigada

há 6 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 09:42

Bom dia,

Pegando carona estou com o seguinte problema:

Gerei normalmente no programa sefip a folha em atraso, mas não tinha observado o RAT no cadastro da empresa estava errado 3,00 que na verdade o correto para o CNAE 7490-1/04 RAT 1,00% FAPS 515 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

Como proceder nesse caso por que já enviei o arquivo pela conectividade social icp (Caixa)?

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
Moderador
há 6 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 09:58

José,

Esse RAT que informastes já é com a aplicação do FAP? Pois para esse CNAE, o RAT correto é 2%. Aplicando o FAP é que poderá diminuir ou aumentar o RAT.

Para alterar uma GFIP incorreta, é só enviar uma nova com os dados corretos e informar a modalidade 9 para os empregados, para que não seja emitida novamente a guia do FGTS, que já deve ter sido recolhida.

há 6 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 11:09

Bom dia Márcio Padilha Mello,

Recebi uma tabela correta anexo II - IN 03/2005 - tabela 1
Que tem cnaes, rats, e fpas que constam nessa tabela.
cnae 7490-1/04 rat 1,00% faps 515 descrição da atividade > Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em
geral, exceto imobiliários.

Minha dúvida é se existe outra tabela com índices atualizados.

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
há 6 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 10:16

Bom dia Mário,

Olhei essas tabelas e fiquei confusa, e acho que estou fazendo a sefip com o percentual menor.
NO caso de empresa no simples nacional com canae 8511-2/00 Educação Infantil-Crechê, estou usando o FAP 1%, qual seria o FAP 1% ou 2%?
Estou usando cod rec. 115 ,FPAS 566, RAT 0,00, FAP 1% .

há 6 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 12:50

Boa tarde, Camila!
Você vai enviar a sefip normal, porém quando for gerar o arquivo, no recolhimento FGTS, você coloca em atraso e coloca a data que empresa vai pagar.Quando você importar o arquivo no sefip ele vai calcular a multa e os juros altomaticamente de acordo com a data que você colocou para vencimento

há 6 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 15:03

Jayne, esse FGTS é de 2008, esse cliente nem estava conosco ainda. O valor que ele puxa referente ao salario é o q já esta no sistema mesmo né!? Não posso alterar o valor que era pago na epoca. Tem q ser atualizado mesmo?

há 6 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 15:15

Camila, o valor do salário tem que ser o mesmo que era pago na época, o correto é se você olhasse na sefip que já foi enviada em 2008, inclusive quando você for enviar a sefip, o valor de FGTS e INSS, tem que ser o mesmo, mais o FGTS vai aumentar por causa do recálculo, mas o valor principal tem que ser o mesmo.

Página 2 de 14
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.