x
2009-09-16T09:19:00-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 32

acessos 31.123

INSS e FGTS em Atraso

há 11 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 09:19

Bom dia amigos, estou trabalhando em uma empresa onde o meu FGTS e INSS está atrasado mais de 1 ano, A empresa tem mais impostos atrasados pelo qual não sei dizer, apenas fui informado por um amiga, que pelo atraso dos impostos, os bens do " patrão " vao ser penhorados, caso não pague!!!!
Dúvida - Quero sair e pode sacar o meu FGTS, e o meu seguro pq eu trabalhando aqui o cara não deposita, imagina eu em outro lugar! Acordo eles não vão fazer, estava pensando em fazer uma denuncia junto ao Ministério do Trabalho e ver no que vai dar, qual seria a minha melhor solução para sair e pegar o meu dinheiro sem dor de cabeça ¿! Grato!

há 11 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 09:31

Olá

Se você pedir demissão, não poderá sacar o FGTS.

Mas mesmo assim terá que passar pelo sindicato da classe ou DRT para fazer a homologação da rescisão de contrato de trabalho, o que certamente será cobrado a apresentação das guias de recolhimento de FGTS, sem os quais não haverá a conclusão da homologação.

O próprio sindicato ou DRT, dará toda orientação necessária, e não aceite a baixa na CTPS, sem passar por um desses órgãos.

At

Cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 10:04

Olá

Se você pedir demissão não poderá sacar o FGTS, mas isso não isenta a empresa de recolher, pois é uma obrigação trabalhista.

Quanto ao SD não terá direito ao saque.

Se essa empresa não está prezando os direitos trabalhistas, é melhor procurar um novo emprego o quanto antes, não acha?

Boa sorte!

At

Cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 16:26

Ola meus amigos, por gentileza peços-lhes uma ajuda. uma empresa que é prestadora de srviços, não recolher o INSS por que o valor da retenções sobre notas fiscais são maiores que o INSS devido, o FGTS é recolhido com o cod 150, minha duvida: esquici num determinado mes de 02 funcionarios, agora quero fazer uma guia a parte para eles, eu devo recolher o FGTS com cod 115 e recolher o |INSS deles 02, fico no aguardo de uma resposta e desde ja meus agradecimentos a vcs... fiquem na paz de Deus.

há 10 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 21:02

para isto vc pode pedir demissao indireta!

pois foi um direito seu que foi negado, ao inves de perder vc vai ganhar... o kra que tinha que ter pago, nao pagou quebrou o contrato entre vc e ele, assim vc ganha tudo que tem direito e ainda tem o seguro desemprego...

há 10 anos Sexta-Feira | 9 julho 2010 | 08:18

Complementando:

Esta denúncia é feita diretamente à Justiça do Trabalho, mediante processo de reclamação trabalhista, a qual irá analisar e julgar a justa causa para o empregador.

Feita a denúncia à Justiça do Trabalho, somente em duas hipóteses o empregado poderá aguardar o julgamento em serviço, consoante o que estabelece o § 3º do artigo 483 da CLT:

I.Hipótese da alínea "d": quando o empregador deixa de cumprir as obrigações do contrato de trabalho;

II.Hipótese de alínea "g": quando o empregador reduzir unilateralmente o trabalho do empregado, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a sua remuneração.

Ainda que a legislação preveja as hipóteses acima, o empregado poderá optar por aguardar o julgamento sem manter o vínculo empregatício, correndo o risco de perder a procedência da reclamação e, concomitantemente, perder também o emprego por abandono.

Nas demais hipóteses do artigo 483 da CLT, o empregado deverá retirar-se da empresa, sob pena de não ser reconhecida sua reclamação.

O empregado que pleitear a despedida indireta, necessariamente terá que provar o ato grave e faltoso do empregador, seja por meio de provas documentais ou testemunhais. Uma vez comprovado, terá o direito a todas as verbas rescisórias como se fosse demitido sem justa causa.

A despedida indireta é assim denominada porque a empresa ou o empregador não demite o empregado, mas age de modo a tornar impossível ou intolerável a continuação da prestação de serviços.

PS: Na teoria é bonito, mas na prática o empregador, que já não está pagando seus impostos e obrigações trabalhistas, poderá " enrolar " por um bom tempo o processo na Justiça do Trabalho.

E se o empregado permancecer no emprego, como dito acima, o ambiente se tornará insuportável para o trabalhador.

Acho que o diálogo é a solução aconselhável neste caso, antes de ingressar com uma reclamatória.

há 10 anos Sábado | 10 julho 2010 | 09:14

Carlos Souza

Você deve informar com o mesmo codigo 150, e no sefip e só você trocar os trabalhadores nas modalidades, para os 2 que ficaram de fora, vc põe eles na opção Recolhimento ao FGTS e Declração a Previdencia, para os outros vc escolhe a opção 9 - Confirmação Informações Anterios.... quando simular os calculos o Sefip vai calcular somente do 2 funcionarios que esta na primeira opção.

ok

Marcio Teles
Contador

há 10 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 14:37

Gente

olha eu quero pagar o fgts em atraso de um funcionário mas de um só mês (03/2000) não de todos funcionários.

sei que tenho que ir em movimento novo colocar a competência que eu quero recolher data do pagamento salvar
ir na empresa marcar participação para todos
os sócios para participação

só que quando coloco participação p/ todos 4 funcionários fica com uma mão azul em baixo e os outros não e não sei porque. alguém pode me ajudar

Claudice C. Ramos Costa
há 10 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 15:24

Oi
Claudice

Tenta desmarcar todos e marcar novamente talvez seja algum erro do Sefip, ou se ainda não funcionar tenta reinstalar o Sefip, aqui vou testar o Patch 02 do Sefip nesse Link...

Ou faz assim: o Funcionário que você vai pagar o FGTS você Seleciona a modalidade "Branco - Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência" os outros funcionários e sócios você põe na modalidade "9 - Confirmação Informações Anteriores ...." o Sefip so vai gerar o FGTS de um funcionário somente..

Ok

Marcio Teles
Contador

há 10 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 16:42

Marcio

mas me falaram que eu teria que fazer uma individualização pois se não vai desaparecer o depósito dos todos os funcionários e só ficar o que eu informei.

olha mudamos de folha de pagamento e não foi feita a exportação só cadastraram na época os ativos então a sefipe que foi instalada agora aqui só tem esses funconários quando eu fiz a partipação para todos será que ele pegou só os que tinham data de admissão de 03/2000 e fez a confirmação?

porque na RE só saiu os quatros funcionários e o que eu informei em branco para pagar. e agora já gerei a guia e tenho mas 2 meses para fazer e estou na dúvida se faço, agora o fgts só saiu para um trabalhador tudo certinho. o que faço pago essa e faço as outras ou não?

Claudice C. Ramos Costa
há 10 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 17:31

mas me falaram que eu teria que fazer uma individualização pois se não vai desaparecer o depósito dos todos os funcionários e só ficar o que eu informei.

Essa parte de individualização, eu nunca fiz, apesar de já ter casos igual ao seu, e acho que desaparecer o deposito feito de outro funcionário acho dificil de acontecer, e até daria para fazer, mas iria precisar da versão 5.4 do Sefip, assim como descrito no Manual do Sefip 8.4, nesse item
"1.5 - INDICADOR DE RECOLHIMENTO DO FGTS
6.Para individualização de valores recolhidos no período de 13/10/1988
e 20/02/2003 deverá ser utilizada a versão do SEFIP 5.4.

olha mudamos de folha de pagamento e não foi feita a exportação só cadastraram na época os ativos então a sefipe que foi instalada agora aqui só tem esses funconários quando eu fiz a partipação para todos será que ele pegou só os que tinham data de admissão de 03/2000 e fez a confirmação?

Isso mesmo você informou a competência 03/2000 o Sefip só vai reconhecer os funcionários que estava registrados ate essa competência, os posterios não vai aparecer...

porque na RE só saiu os quatros funcionários e o que eu informei em branco para pagar. e agora já gerei a guia e tenho mas 2 meses para fazer e estou na dúvida se faço, agora o fgts só saiu para um trabalhador tudo certinho. o que faço pago essa e faço as outras ou não?

Acredito que você pode sim pagar sem medo e fazer os outros meses...
Nesse Imagem e como faço e já fiz os pagamentos e informações ao fgts/iss

Marcio Teles
Contador

há 10 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 17:41

Minha preocupação é essa de apagar os outros é como eu só tenha confirmado os 4 funcionários e se a sefip entender que não houve confirmação dos outros e apagar?

e agora estou pensando em pagar o fgts 03/2000 que já gerei e falar no sindicato que os outros valores vou jogar na multa para calcular para não sair errada e pagar o fgts em dinheiro. o que vc acha?

Claudice C. Ramos Costa
há 10 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 17:47

e agora estou pensando em pagar o fgts 03/2000 que já gerei e falar no sindicato que os outros valores vou jogar na multa para calcular para não sair errada e pagar o fgts em dinheiro. o que vc acha?

Você diz pagar em dinheiro para o funcionário em mãos, isso não tem como, uma que no fgts tem os juros e multas e mais a correção na conta do fgts.

Marcio Teles
Contador

há 10 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 08:59

Mas eu pagaria com o valor do fgts de hoje. e jogaria esse mesmo valor na multa ou seja ex: o fgts é 54,30 tem 4 fgts em aberto um de 2000, dois de 2001, e um de 2002 eu faria 54,30x3 e colocria na multa e pagaria esse total em dinheiro. ela sairia ganhando.

Bom dia
Mas nesse caso teria de informar os meses/competência que esta pagando, não sei se tem espaço para todos ...

a imagem que vc me enviou está igual a que fiz só que as mãozinhas só ficou em 4 funcionários porque os outros não foram admitidos em 2000. mas eu cho que vou fzer os outros assim mesmo.

faz assim que vai dar certo, e põe so os funcionários que estavão adimitidos nos meses que vc vai informar, os outros deixa fora...

ok

Marcio Teles
Contador

há 9 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 19:49

Prezado colegas,

Peço um ajudo e esclarecimento, pois tenho pouco conhecimento nesta matéria:

Uma P.F autonomo ele pagou inss s/o minimo nos período de 2003 a 2007, só que entre estes anos existe falta de recolhimento.

Pergunta: Estas lacunas ele pode pagar com multa e juros para completar os períodos ou pular e dar continuidade, pois de 2008 ate agora esta em dia!

Agradeço a todos,

OBrigado

Alencar

há 9 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 17:31

Jose Alencar

Os recolhimentos anteriores podem ate ser efetuados, mas vc deve analisar se vale a pena pagar pelo valor dos juros que podem ocorrer, nesse link: clique aqui vc pode simular o valor a pagar de algum mês, como exemplo 02/2006.

Blza

Marcio Teles
Contador

há 9 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 12:03

Bom estou com uma duvida sera que alguem poderia me ajuda..
Quando fui transmitir a sefip deu esse erro 43 - Preencher o campo com 1 para recolhimento no prazo ou 2 para recolhimento em atraso da competência 13 OU Alterar a competência. Eu nao sei com faço pra mudar o indicador

Fico no aguardo

há 8 anos Sábado | 22 outubro 2011 | 23:25

Boa Noite,

Preciso calcular FGTS em atraso de uma empresa, referente os anos de 2002/2003/2004/2005 de alguns funcionários, num total de 30 restam 16 em atraso.
Alguns desse funcionários irão sair agora no final do ano.
Como é a primeira vez que faço esse processo, gostaria da ajuda dos colegas como proceder para esse cálculo. Minhas dúvidas são as seguintes:
1-Qual modalidade informo no recolhimento desse FGTS em atraso?(o inss foi recolhido no prazo)

2-Não tenho essa folhas de pagamento em meu sistema, pois essa época era com outro contador, tenho que fazer a folha desse período, e se for preciso fazer a folha posso fazer somente dos que estão em atraso, ou posso lançar manualmente no programa da SEFIP só os que estão em atraso?

3-Tenho que baixar algum programa da SEFIP anterior, ou consigo enviar na versão atual?

4-A transmissão em atraso pela conectividade social icp, é o mesmo procedimento , como no mês informado no prazo?

Desde já agradeço a atenção.
Sds.

há 8 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 17:55

Oi, Sol Bonfim, td bem

1-Qual modalidade informo no recolhimento desse FGTS em atraso?(o inss foi recolhido no prazo)

Para esses em atraso, informa a modalidade Branco- recolhimento ao fgts. ..
os outros funcionários pode por na modalidade 9 - confirmação.

2-Não tenho essa folhas de pagamento em meu sistema, pois essa época era com outro contador, tenho que fazer a folha desse período, e se for preciso fazer a folha posso fazer somente dos que estão em atraso, ou posso lançar manualmente no programa da SEFIP só os que estão em atraso?

o melhor seria informar de todos

3-Tenho que baixar algum programa da SEFIP anterior, ou consigo enviar na versão atual?

vc pode utulizar a versão do sefip que já utiliza, mas a tabela de indices deve estar atualizada.

4-A transmissão em atraso pela conectividade social icp, é o mesmo procedimento , como no mês informado no prazo?

nessa parte de ICP, ainda não sei como esta, pois estou sem certificado, mas acredito que é o mesmo procedimento, ou se ainda tiver o certificado anterior pode usar ele.

blza

Marcio Teles
Contador

há 8 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 11:01

BOm dia a todos!

Tenho a seguinte situação: Fgts em atraso de 2001 a 2006, de alguns funcionários, pois de acordo os funcionarios foram saindo a empresa foi recolhendo o fgts.
Em 2001 em alguns meses tem 1 funcionário com fgts em atraso e em outros meses 2 funcionários;
De 2002 em diante tem 13 funcionarios com fgts em atraso.

Minha duvida é a seguinte: Liguei para o 0800 da caixa me informaram que teria que informar todos esses funcionários de 2001, sendo que, o que está com FGTS em atraso, modalidade BRANCO, e os demais (todos já demitidos) na modalidade 9. Só que não tenho mais esse dados, e a empresa é meio desorganizada, n tem folha de pagamento desse período.

O contador que vinha fazendo, só informava os que estavam em atraso na modalidade em Branco, e parece que dava tudo certo.

Pergunto: Posso continuar fazendo dessa forma, informando só o que esta em atraso, na modalidade BRANCO?

Se puderem me responder o mais rápido possível agradeço.

Página 1 de 2
1 2
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.