x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 105

acessos 60.325

Transferência FGTS

Alessandra Nascimento

Alessandra Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2020 | 16:33

Oi Paula,
Então, não faço nada além do que é preciso não, faço anotação na carteira do funcionário e no livro de registro.
Mais te entendo, tudo é com a Caixa é difícil e preocupante mesmo.
Mais o pior seria dar baixa e registrar novamente, eu acho.
No inicio do ano eu fiz uns 5 PTC para envio à caixa, quando ainda tinha que enviar documentos na agencia, nada passou, depois consegui fazer pelo conectividade social, deu certinho, e foi dessa forma, empresa Lucro para empresa Simples.
Porque nesse caso não lesiona o funcionário em momento algum sabe, pode fazer tranquila.

Alessandra Nascimento
Analista Depto Pessoal
PAULA

Paula

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2020 | 18:12

Realmente Alessandra, muito obrigada tá! 

Esqueci de perguntar, se a empresa de origem precisar fechar e dar baixa no CNPJ, aquele funcionário transferido precisa retornar a empresa de origem para ser realizada a rescisão do mesmo?? Vi que após dois anos a transferência se torna definitiva, mais existe alguma possibilidade disso ser no momento da transferência?? 

Desculpa se fiz muitas perguntas, se não souber não tem problema, fico agradecida desde já!

claudirene aparecida de oliveira deniz

Claudirene Aparecida de Oliveira Deniz

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 17:04

Oi Marjorie,
Sou nova no fórum.  Vi aqui sua pergunta e acho que é mesma situação minha PTC total de CEI para CEI com o mesmo empregador.
Qual foi o resultado da transferência? Deu certo?

No meu caso é CEI rural para CEI rural distintos com mesmo empregador/CPF. Ao tentar fazer no conectividade com o motivo mudança de endereço dá a mensagem que, só é possível se for CEI idênticos. Embora já fiz outras transferência com esse mesmo motivo pelo PTC em papel protocolado nas agencias e deu certo agora pelo Conectividade não aceita.

Conforme conta no Manual de Orientações - Retificação de Dados, Transferência de Contas Vinculadas e Devolução de Valores Recolhidos a Maior, no item 7.8.3 ASSUNÇÃO DE ENCARGOS TRABALHISTAS, cita: 
7.8.3.1 É enquadrada no motivo “Assunção de encargos trabalhistas” as seguintes hipóteses:
▪ cisão/fusão/sucessão/incorporação decorrente das operações entre os empregadores; ou
▪ titular de CEI Rural na hipótese de separação conjugal ou falecimento do titular do CEI; ou
titular de CEI Rural que possui o mesmo CPF vinculado a duas ou mais inscrições CEI; ou
▪ alteração do tabelião cartorário titular de CEI com continuidade na prestação de serviços no cartório.

Será que o motivo correto para mim informar é essa 3ª opção em negrito? 
Alguém poderia me auxiliar?

Alessandra Nascimento

Alessandra Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 12 janeiro 2021 | 16:27

boa tarde Monica, 
O tutorial não tenho não, mais é bem simples.

Entra com Certificado Digital da Empresa para onde serão transferidos( Empresa Destino ) - Vai em Conectividade - Empregador - Pedido de Transferência de Conta Vinculada - PTC - preenche os dados da conta de origem( Empresa Origem ) - CNPJ - Base da Conta - Tipo de Solicitação ( se serão todos os funcionários ou só um ) Parcial ou Total - Motivo da Transferência - Assunção de Encargos Trabalhistas - Inclui numero do PIS do funcionário a ser transferido e finaliza.

Eu fiz de 3 empresas ano passado e deu certinho, as vezes não dá de primeira , ai refiz e deu certo.
Esperto ter ajudado.
Bom Trabalho!

Alessandra Nascimento
Analista Depto Pessoal
Alessandra Nascimento

Alessandra Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2021 | 15:36

Boa tarde Lucia,
Não, a Caixa não te dá retorno, o retorno é vc ficar consultando o extrato do funcionário.
Depende, teve alguns que foram no prazo de 10 dias conforme eles pedem, teve outros que foram mais de 30 dias.
Nesse caso, eu sempre consultava com 10 dias, como via que não deu, repetia o processo novamente, até que estivessem transferidos.

Espero ter ajudado!
Bom trabalho!

Alessandra Nascimento
Analista Depto Pessoal
Anna Viana

Anna Viana

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2021 | 14:52

Boa tarde... 

Tenho o caso de 3 funcionários que foram transferidos agora em Fevereiro, ao tentar realizar o procedimento na empresa de origem diz que o CNPJ tem que ser o mesmo, e quando tento na empresa de destino não aparece a opção de realizar as transferência... simplesmente não tem essa opção no conectividade
Alguém sabe se tem que habilitar esse serviço? ou tem que esperar o empregador pagar o FGTS mensal da transferência e depois solicitar os saldos para aparecer essa opção?

Alessandra Nascimento

Alessandra Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2021 | 16:39

Boa tarde Anna,
Se não me engano a transferência só faz com certificado PJ sem ser por procuração, tenta pelo certificado da empresa de destino.
Me lembro que tem algum motivo que realmente não aparece a opção não, acredito que seja com procuração e o correto é fazer dentro da empresa de destino mesmo.
Sobre o pagamento da Guia FGTS , não atrapalha não, porem quando eu consultava e não aparecia os valores, eu fazia de novo até dar certo.
Espero ter ajudado.

Alessandra Nascimento
Analista Depto Pessoal
Alessandra Nascimento

Alessandra Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 1 junho 2021 | 07:16

Bom dia Milson, tudo bem?

Na verdade não precisa mais desse processo de entrega de documento na Caixa, só faz direto pelo conectividade social:
Entra com Certificado Digital da Empresa para onde serão transferidos( Empresa Destino ) - Vai em Conectividade - Empregador - Pedido de Transferência de Conta Vinculada - PTC - preenche os dados da conta de origem( Empresa Origem ) - CNPJ - Base da Conta - Tipo de Solicitação ( se serão todos os funcionários ou só um ) Parcial ou Total - Motivo da Transferência - Assunção de Encargos Trabalhistas - Inclui numero do PIS do funcionário a ser transferido e finaliza.
Depois de 10 dias vc vai consultando o extrato dos funcionários, se não der certo, repete o procedimento, pelo menos foi assim que consegui finalizar os que eu fiz.

Espero ter ajudado, bom trabalho!

Alessandra Nascimento
Analista Depto Pessoal
Junior

Junior

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 13 maio 2022 | 15:12

Boa Tarde, Estou na quinta tentativa.....alguém pode me ajudar?  são 2 sócios em uma empresa e um dele abriu uma empresa no mesmo ramo, e solicitou 9 funcionários da outra empresa e estou tentando fazer o PTC pelo icp desde o dia 28/02/2022 e não vai soooocoooorrro
desde já agradeço
whats: Oculto

BRUNA XAVIER

Bruna Xavier

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 44 semanas Quarta-Feira | 14 junho 2023 | 12:02

Bom dia,
Quando o empregado é transferido de uma empresa para a outra dentro do mesmo grupo, o que acontece com o FGTS que estava sendo depositado pela primeira empresa? O empregado consegue receber caso seja demitido da empresa atual, pertencente ao mesmo grupo? Resumindo: recebe das duas contas?

JAQUELINE RODRIGUES WESSELER

Jaqueline Rodrigues Wesseler

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 semanas Terça-Feira | 5 março 2024 | 11:05

Bom dia!
Aconteceu o mesmo comigo, liguei na caixa e o gerente da PJ orientou que o empregado fosse até a agência verificar se o CPF está vinculado ao número do PIS, que pode ser por isso que não está dando certo. Informei a empresa pedir ao empregado para fazer isso, se der certo volto aqui para informar vocês.

Página 4 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.