x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 61

acessos 105.269

CONECTIVIDADE SOCIAL V2 O representante não tem procuração para enviar arquivos pela empresa

Wilton  Rodrigues

Wilton Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 2 junho 2022 | 07:32

Jonathas Schleicher obrigado! PESSOAL, EU REGISTEI O CEI/CNO NO CERTIFICADO ECPF QUE JAÁ TINHA E FIZ AS PROCURAÇÕES, NO ECEC E NA CONECTIVIDADE, E CONSEGUI SEM ADQUIRIR OUTRO CERTIFICADO......

TENHO MAIS UM CEI PARA TRANSMITIR, VOLTO AQUI PARA VER SE VOU CONSEGUIR CADASTRAR O OUTRO CEI NO ECPF.

Jonathas Schleicher

Jonathas Schleicher

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 6 junho 2022 | 21:05

Prezado Colega Guilherme,

Se possivel assista o Video do DP Conectado, lá terá as informações de como deve ser feito o processo para envio de GFIP para CEI/CNO. (https://www.youtube.com/watch?v=szUbeFQESZU).

Além do video, poderá seguir os passos abaixo para cadastrar a procuração:

1 - Fiz o pedido de um E-CPF para o Socio Responsavel perante a RFB, e solicitei à Certificadora para vincular a CNO/CEI ao Certificado (Mesmo processo de emissão para o CAEPF);

2- Apos emitido certificado, fiz procuração de E-CPF para E-CNPJ da empresa no Portal E-CAC (fiz apenas para não correr o risco de não dar certo, mas pode ser que não seja necessário).

3 - Acessei o Conectividade v2 com o E-CPF e fiz o registro com Perfil ''Empresa" e preenchi o campo "CEI" com o numero da CNO, em seguida fiz a procuração do E-CPF para E-CNPJ da empresa!!

Jaqueline

Jaqueline

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quarta-Feira | 8 junho 2022 | 10:28

Wilton Rodrigues

PESSOAL, EU REGISTEI O CEI/CNO NO CERTIFICADO ECPF QUE JAÁ TINHA E FIZ AS PROCURAÇÕES, NO ECEC E NA CONECTIVIDADE, E CONSEGUI SEM ADQUIRIR OUTRO CERTIFICADO......

TENHO MAIS UM CEI PARA TRANSMITIR, VOLTO AQUI PARA VER SE VOU CONSEGUIR CADASTRAR O OUTRO CEI NO ECPF.
Bom dia, como você conseguiu cadastrar o CEI/CNO no certificado eCPF que já tinha emitido?

ELIENE MARQUES LIMA

Eliene Marques Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 8 junho 2022 | 18:05

Estou tentando reativar uma empresa que possui ausencia de algumas GFIP's de anos anteriores. Porem não consigo enviar com certificado do escritorio, aparece a mensagem que não tem procuração, no entanto, como a empresa esta inapta não temos como emitir um certificado digital pra ela. Alguma sugestão de como resolver? 

ANTONIO CARLOS COSTA GARCIA

Antonio Carlos Costa Garcia

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 9 junho 2022 | 08:06

Wilton Rodrigues

PESSOAL, EU REGISTEI O CEI/CNO NO CERTIFICADO ECPF QUE JAÁ TINHA E FIZ AS PROCURAÇÕES, NO ECEC E NA CONECTIVIDADE, E CONSEGUI SEM ADQUIRIR OUTRO CERTIFICADO......

também fiquei com a dúvida, o certificado digital já estava emitido e você colocou o CEI nele ?, ou pediu um novo certificado para o sócio e a certificadora fez o processo ?
Você mesmo fez o processo ou a certificadora que fez ?

--------------------------------------------------------
Antonio Carlos Costa Garcia
[email protected]
https://www.radarcontabilidade.com.br
--------------------------------------------------------
Robson Oliveira

Robson Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 2 anos Segunda-Feira | 13 junho 2022 | 10:18

Prezados, 

Alguem conseguiu com o certificado da empresa ou com procuração?
Sem realizar a vinculação ao E-CPF do representante?
Tenho 10 CNO´s para enviar GFIP´s de 12/2016

Grato,

FERNANDO P SILVA

Fernando P Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente Recursos Humanos
há 2 anos Segunda-Feira | 13 junho 2022 | 16:32

Informação valiosa  Jonathas Schleicher, obrigado.
O problema é convencer o cliente a pagar por um certificado somente para esta finalidade. Mas agradeço pelo compartilhamento da sua solução.
Concordo com a postagem de um colega acima, na qual pede para todos encher o SAC da caixa com esta reclamação.

Wilton Rodrigues, será que se usar qualquer eCPF, tipo o do contador, que não tem nada a ver com o CPF do empresário ou CNPJ da empresa que está com a pendencia de GFIP CNO, vai dar certo o procedimento que você fez?
Sei que não é ético fazer isso, mas no desespero que a Caixa nos colocou, caso de certo, talvez possa utilizar para resolver um caso específico, de extrema urgência.  

Wilton  Rodrigues

Wilton Rodrigues

há 2 anos Quarta-Feira | 15 junho 2022 | 10:28

Wilton Rodrigues, será que se usar qualquer eCPF, tipo o do contador, que não tem nada a ver com o CPF do empresário ou CNPJ da empresa que está com a pendencia de GFIP CNO, vai dar certo o procedimento que você fez?
Sei que não é ético fazer isso, mas no desespero que a Caixa nos colocou, caso de certo, talvez possa utilizar para resolver um caso específico, de extrema urgência.  
Fernando, pelo que pesquisei se for eCPF tem que ter o CEI, creio que não irá funcionar, mas pode verificar com a certificadora.....

Nicoly Calixto

Nicoly Calixto

Prata DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 16 junho 2022 | 10:11

Olá colegas, segue resposta que obtivemos sobre esse assunto da RFB/SERO. 

Comunica-se que, por determinação do Ministério Público, foi implementada a exigência de procuração eletrônica para o envio de arquivos Sefip extemporâneos (competências a partir de 5 (cinco) meses anteriores à competência atual).
2 O envio de arquivos SEFIP extemporâneos são realizados exclusivamente por meio do novo canal Conectividade Social ICP V2. (https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br/) da Caixa Econômica Federal (CEF).
3 Nesse caso, o envio somente é permitido pelo próprio empregador, ou ainda, por seu procurador, mediante a existência de procuração eletrônica entre as partes onde conste o serviço “Envio de arquivos SEFIP”.
4 A procuração no âmbito da CEF pressupõe que ambos (outorgante e outorgado) sejam certificados digitalmente.
5 Há estudo para alteração das regras para envio de GFIP Sem Movimento com previsão de implementação no Conectividade Social ICP V2 em 27/6/2022.
6 Enquanto isso, para o envio de GFIP com código 115, diretamente na matrícula Cadastro Nacional de Obras (CNO) será exigida certificação específica para o CNO.
7 Em caso de necessidade de envio de GFIP 115 Sem movimento para o CNO, o contribuinte pode:
7.1. Obter um certificado digital e-CPF e vincular a matrícula CNO ao CPF do titular; ou
7.2. Passar procuração (via Conectividade Social) do e-CPF (com o CNO vinculado) para outra inscrição certificada (ex.: contador) enviar o arquivo da GFIP. 
7.3. Num caso ou outro, para elaborar e transmitir a GFIP 115 - Sem Movimento para o CNO, deverá informar o CNO no campo Responsável da GFIP.
Assim sendo:
Para o envio de GFIP sempre será comparada a inscrição que está no campo Responsável da GFIP com a inscrição que consta no certificado que está transmitindo a GFIP.
Para arquivos extemporâneos é necessário identificar quem está enviando para quem. Sendo assim, se a CNO não possui certificado próprio para enviar a GFIP em sua própria matrícula (colocando a CNO no campo responsável):
É necessário que um e-CPF vinculado à matrícula CNO transmita a GFIP  (colocando a CNO no campo responsável), pois nesse caso, o Conectividade acata o certificado como se fosse PJ;
OU o e-CPF vinculado à matrícula CNO pode passar a procuração para um contador certificado (nesse caso o contador deve informar sua inscrição no campo Responsável da GFIP); OU, ainda, o e-CNPJ vinculado à matrícula CNO pode enviar a GFIP para o CNO, colocando a inscrição do CNPJ no campo Responsável da GFIP. 
No caso de pendência para Certidão Negativa de Débito (CND) exclusivamente devido a ausência de GFIP Sem Movimento para CNO, caso o contribuinte apresente pedido de liberação da certidão (por meio de processo, no e-CAC) e alegue dificuldade para obter o certificado, será deferida a liberação manual de CND.

Bruno Alves

Bruno Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 22 junho 2022 | 11:46

Bom dia Pessoal
Meu caso é de um condomínio
O Responsável (Síndico) possui o certificado e-CPF, mesmo assim não estou conseguindo fazer a transmissão da SEFIP, alguém consegue me orientar?
Aparece a mensagem que a empresa não tem procuração.

Obrigado

Nilzo Capelari Junior

Nilzo Capelari Junior

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 23 junho 2022 | 11:57

Também estou tendo o mesmo problema, e pelo que pesquisei, o seu cliente vai ter que fazer um certificado vinculando a matricula no certificado dele, ai você consegue enviar (utilizando o certificado dele), um detalhe se seu cliente tiver mais de um CNO vinculada ao CNPJ dele, deverá fazer um certificado para cada CNO.

Wilton  Rodrigues

Wilton Rodrigues

há 2 anos Segunda-Feira | 27 junho 2022 | 07:55

Prezados colegas,

Como informado pela colega NICOLY CALIXTO a CEF atualizou o sistema ICP v2 e hoje consegui enviar por um certificado NFe com o meu CPF vinculado.

[...]
5 Há estudo para alteração das regras para envio de GFIP Sem Movimento com previsão de implementação no Conectividade Social ICP V2 em 27/6/2022.
[...]
Seria plausivel, antes de solicitarem o eCNPJ, testarem o seu eCPF com procuração.

At.te. 

BEATRIZ

Beatriz

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 2 anos Quarta-Feira | 29 junho 2022 | 10:35

Bom dia,

Estou com a seguinte situação, tenho um cliente com empresa baixada e que falta o envio da Gfip de 12/2016 para regularizar as pendencias, o cliente não possui certificado digital e também não consigo fazer o e-cnpj por que o CNPJ esta baixado. Eu tenho e-cpf  e tenho procuração do E-cac da Receita federal dele para mim, porém com meu certificado digital não consegui transmitir a gfip para ele, diz que não tenho procuração.

Alguem consegue me ajudar no que faço nesse caso? Se ó socio fizer o e-cpf dele, eu consigo enviar a gfip sem movimento somente pelo e-cpf dele ou vai dar erro pedindo procuração também?

Andressa Silva

Andressa Silva

Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 4 julho 2022 | 09:30

Também estou com esse problema. O cliente pediu para atualizar os fgts em atraso, de 12/2021 a 05/2022. Enviei de 01 a 05/2022 normal, mas a do mes 12/2021 deu esse erro. Não estou sabendo como resolver, ja que as outras deram certo, nao entendi por que a do mes 12/2021 deu errado, por que tem sim a procuração no certificado. Alguém consegue me ajudar por favor ? 

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade