x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.119

acessos 559.092

Nova Conectividade social

RAFAEL ELIZIARIO

Rafael Eliziario

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 18:35

Prezada Larisse, boa noite!

Quem é o sócio que está registrado no ICP Pessoa Juridica?
Se for o mesmo, você não irá conseguir vincular o CPF dele no CNPJ porque já está vinculado. Caso seja outro sócio, você deverá fazer o processo normal de procuração que no caso seria de PJ para PF.

Rafael Eliziário
Contador
Ana Claudia

Ana Claudia

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 18:44

Boa Tarde!! Alguem pode me ajudar por favor!

Passei varias procuraçao de um certificado digital ICP para outro certificado digital ICP, só que quando entro na procuraçao Outorgada na CAIXA POSTAL
nao aparece a opçao NOVA MENSAGEM para enviar o SEFIP e a GRRF!

Alguem sabe o porque disso, só consegui enviar SEFIP e GRRF pelo proprio Certificado da empresa só que pela procuraçao nao deu!!

Ana Claudia
Departamento de Pessoal!!
Flávio Henrique Agostinho

Flávio Henrique Agostinho

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 09:47

Bom dia....
Possuo o Certificado E-CPF, posso fazer as procurações de meus clientes nesse certificado para transmissão da SEFIP?
As empresas que não possuem funcionarios, somente pro-labore, também são obrigadas a ter o certificado?
Att

FERNANDO DAMETTO

Fernando Dametto

há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 10:39

Pessoal, li o PLC 77/2011, Lei que altera o Simples Nacional e entendi o seguinte:

A exigência imposta pela Caixa Economica Federal para obter certificação digital para o Conectividade Social é ILEGAL, a Caixa não tem poder de instituir essa obrigação acessória para as empresas.

A base legal é a recente aprovação do Projeto de Lei que altera o Simples Nacional.

PLC 77/2011 - Altera a Lei 123 (Simples Nacional)

Art. 26
§ 7o Cabe ao CGSN dispor sobre a exigência da certificação digital para o cumprimento de obrigações principais e acessórias por parte da microempresa, inclusive o MEI, ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, inclusive para o recolhimento do FGTS.” (NR).

Quero saber se devo ou não devo continuar orientando meus clientes (ME, EPP e MEI) a obter o certificado digital?

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 11:03

Bom dia Fernando Dametto e demais amigos!

Realmente a LC nº 139/2011 alterou a LC nº 123/2006, acrescentando o § 7º ao Artigo nº 26:

"§ 7º Cabe ao CGSN dispor sobre a exigência da certificação digital para o cumprimento de obrigações principais e acessórias por parte da microempresa, inclusive o MEI, ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, inclusive para o recolhimento do FGTS".

Mas, devemos esperar até que o CGSN venha dispor sobre a exigência da Certificação Digital para as ME e EPP optantes pelo Simples Nacional e para o MEI, tendo em vista que podem dispor confirmando a obrigatoriedade, ou dispensando apenas para o MEI, por exemplo.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 11:10

Opa!!! Isso muito me interessa e interessa a todos também...
Será que o governo (Caixa Econômica Federal) vai voltar atrás e não exigir a obrigatoriedade do Certificado Digital a partir de 01/01/2012 para as EPP, ME e MEI optantes pelo Simples Nacional?

Se a obrigatoriedade não existir, então qual será o caminho que teremos para enviar os arquivos SEFIP e outros serviços da Caixa sem ser pelo Certificado Digital ou seja, pelo Conectividade Social ICP, será como antigamente pela chave?

Alguém ai do fórum pode nos auxiliar quanto a isso?

Citação de Fernando Dametto:

Pessoal, li o PLC 77/2011, Lei que altera o Simples Nacional e entendi o seguinte:

A exigência imposta pela Caixa Economica Federal para obter certificação digital para o Conectividade Social é ILEGAL, a Caixa não tem poder de instituir essa obrigação acessória para as empresas.

A base legal é a recente aprovação do Projeto de Lei que altera o Simples Nacional.

PLC 77/2011 - Altera a Lei 123 (Simples Nacional)

Art. 26
§ 7o Cabe ao CGSN dispor sobre a exigência da certificação digital para o cumprimento de obrigações principais e acessórias por parte da microempresa, inclusive o MEI, ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, inclusive para o recolhimento do FGTS.” (NR).

Quero saber se devo ou não devo continuar orientando meus clientes (ME, EPP e MEI) a obter o certificado digital?

===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 11:15

Bom dia Luciano Candido!

Como eu disse em minha postagem anterior, temos que esperar o posicionamento do CGSN quanto à esta obrigatoriedade.

Depois do posicionamento do CGSN é que a C.E.F. irá tomar as suas medidas.

Vamos imaginar, por exemplo, que o CGSN dispense da Certificação Digital as ME e EPP optantes pelo Simples Nacional e o MEI. Daí a C.E.F. poderá criar uma forma destes acessarem o Conectividade Social sem a Certificação Digital.

Mas, por enquanto só nos resta esperar pelo posicionamento do CGSN quanto à esta questão.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Luciano Candido

Luciano Candido

há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 11:17

Obrigado Wilson Fernando, dependendo da resposta, essa informação vai dar o que falar, principalmente para os nossos clientes....

Edmilson Floriano

Edmilson Floriano

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 13:14

Boa tarde a todos.
Então pelo que entendi o CGSN ainda vai se pronunciar sobre o certificado digital ???? pois a maioria dos meus clientes estão enquadrados no simples nacional e estou em duvida se tenho que tirar o certificado deles ou só o do meu escritório basta para transmitir a SEFIP????.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 14:40

Ola amigos.
Então vamos ter um empasse pessoal. Pois é sempre assim, quando se trata da Caixa Federal sempre deu problema. Mas é o seguinte. Se vamos esperar o pronunciamento do CGSN podemos nos atrapalhar. Porque deixar para fazer o Certificado Digital na vespera de mudar pode acarretar algum problema, pois, segundo a Caixa, logo em 01/01/2012 o sistema antigo não funcionará mais. Não sei o que eu faço, já orientei todos os clientes para aquisição do Certificado, alguns já pagaram R$ 445,00 , agora chegar e dar satisfação que o governo decidiu permanecer do jeito que está, concerteza não vão gostar, e como sempre "A culpa é sempre do escritório que orientou errado" é complicado. Qual decisão vocês vão tomar? Continuarão orientando seus clientes a adiquirir ou vão deixar para última hora? Abraço a todos.

Luciano Candido

Luciano Candido

há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 15:34

Maicon Silva Lima, concordo com a sua opinião, mas na minha oponião eu acho cedo para dizer alguma coisa para os clientes, por enquanto aqui vamos deixar da maneira que está, se sair alguma coisa da Caixa Econômica Federal dai sim informaremos aos clientes, pois só temos 1 mês e meio para ter estes certificados em nossas mãos e já tem muita gente que deixou para a ultima hora, aqui já está até difícil encontrar vaga para agendar o presenciamento para a emissão do certificado digital.

RENATO VIEIRA DOS REIS

Renato Vieira dos Reis

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 15:44

A caixa, já havia divulgado sobre a nova conectividade antes dessa nova lei do simples, eu acredito que vai ser regulamentada pelo CGSN, eu vou continuar orientando meus clientes para aquisição do certificado digital, estou orientando para compra do A1, pois sai mais em conta. Já pensaram ficar pra última hora, as certificadoras não ter agenda para validar a certificação eles vao jogar a culpa em quem??

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 15:54

É caros colegas. Também vou manter minha posição em relação aos Certificados. Vou continuar orientando meu clientes até que o CGSN se pronuncie. Boa sorte para todos nos!

Luciano Candido

Luciano Candido

há 13 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 15:58

Aqui na minha região não tem mais agenda (para adquirir o Certificado Digital) para este mês, somente para a segunda quinzena de dezembro, a maioria que deixar para a ultima hora "talvez" vai se dar mal, digo "talvez" porque pode ser que ainda neste ano se defina essa alteração PLC 77/2011 - Altera a Lei 123 (Simples Nacional) com a Caixa Econômica Federal, vamos esperar...

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 08:19

Eu tb li essa mudança da LC 139/11, que poderá isentar as ME e EPP da certificação digital e fiquei muito feliz!

Mandei e-mail pro pessoal da Regional do FGTS de SC. Assim que souber de algo mais concreto posto aqui.

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
Luciano Candido

Luciano Candido

há 13 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 11:16

Bom Dia Everton Luciano Rybarcyk.

O link não está quebrado, é que tem um ponto final a mais no final do link.

http://www.atituderh.com

Josefina Maria de Pauli

Josefina Maria de Pauli

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 11:17

Desculpa Everton

É que tem um ponto a mais no link

O correto é https://www.atituderh.com

Vê se vc consegue agora.

Bom dia colegas usuários do portal.

Se quiserem acessar o site http://www.atituderh.com.
Em downloads, item, Manual, Conectividade social ICP- guia de orientação osuário. Não postei ele aqui porque tem 80 paginas.

Tem muitos itens interessantes, manuais, para tirar várias dúvidas.

Achei interessante.

ALEXANDRE GONÇALVES DIAS

Alexandre Gonçalves Dias

há 13 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 14:18

Olá, boa tarde, caros colegas...
Alguem ai tem caso que é:
Empregador Rural com CEI
e além disso, este também é Produtor Rural com CNPJ - somente para sincronização de cadastro entre RBF e Posto Fiscal, no meu caso, de SP - embora este cnpj não faça dele uma PJ.
Pois bem, segundo uma portaria CAT/SP, o produtor rural q efetuar venda de sua produção para fora do estado, está obrigado a fazer NF-e, e nao mais NF modelo 4 (produtor rural).
Enbtão pergunto, qual certificado eu poderia ter (se possivel um), que contemplasse tanto o envio/acesso SEFIP conectividade social ICP + este acesso da NF-e para posto fiscal?
Disseram aqui (ACI de minha cidade + CEF) que eu tenho de fazer o e-cpf para a CEI + e-cnpj para emissao da NF-e..
Procede?

Moraes_Contabilidade

Moraes_contabilidade

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 16:04

Boa tarde!

Alguém sabe se o prazo para a adesão ao Conectividade Social - ICP será prorrogado?

Aqui só tem um posto credenciado para a emissão do certificado e a agenda já está lotada até o fim de Dezembro e ainda tenho alguns clientes para fazer a compra do Certificado.

ALGUÉM SABE?

Obrigado!

"Pessoas não são o ativo mais importante de uma empresa. As pessoas certas é que são."
Jim Collins
Josefina Maria de Pauli

Josefina Maria de Pauli

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 16:28

VINICIOS

Por este comunicado do guia trabalhista não sera prorrogado,Guia Trabalhista - Home Page Como Funciona Obras Eletrônicas Cadastre-se Downloads

CONECTIVIDADE SOCIAL ICP - CERTIFICADOS DIGITAIS

Fonte: Conectividade ICP - 11/11/2011 - Adaptado pelo Guia Trabalhista

O novo Conectividade Social ICP já está no ar com todas as funções necessárias para o relacionamento com o FGTS. Mas a versão anterior, com o certificado diferente do padrão ICP, só vai valer até o dia 31/12/2011.

Depois dessa data, as transações eletrônicas só vão poder ser efetuadas pelo canal com ICP.

O acesso ao canal, a partir de 1º/01/2012, passará a exigir o Certificado Digital de padrão ICP - Brasil: uma cadeia de órgãos, entidades e normas que define as características e funcionalidades do documento eletrônico.

O custo do Certificado Digital de padrão ICP varia de acordo com a empresa certificadora, com o nível de segurança oferecido e do tipo de portabilidade. Deve-se consultar os sítios de cada Autoridade Certificadora para obter os preços.

São necessários 5 passos para a solicitação e ter o Certificado Digital ICP:

1. Primeiro, deve escolher uma Autoridade Certificadora (AC) da ICP Brasil.

Veja relação de sites das Autoridades Certificadoras de primeiro nível credenciadas.

Serasa Experian - Conectividade Social ICP
A lista está disponível no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), poderá conferir toda a estrutura detalhada da certificação ICP.

2. No próprio portal da Autoridade Certificadora escolhida, poderá solicitar o Certificado Digital preenchendo os formulários.

3. Após a solicitação, deverá ir pessoalmente a uma AC ou Autoridade de Registro (AR), empresa filiada à Autoridade Certificadora que confirma a identificação do solicitante.

O objetivo é a validação dos dados que foram preenchidos anteriormente, sendo necessário ligar na AC ou agendar sua visita no site da empresa.

Nesse contato, saberá quais documentos precisará levar. Anote com cuidado e no dia marcado, tenha todos eles em mãos!

4. Com a validação realizada, informe-se na AC ou AR como fazer a instalação do certificado digital e da cadeia de certificação − necessária para que o navegador de internet reconheça o Certificado Digital ICP.

5. E quando o certificado digital estiver perto do vencimento, poderá ser renovado eletronicamente, uma única vez, sem a necessidade de uma nova validação presencial.

Guia Trabalhista | CLT | Rotinas Trabalhistas | CIPA | PPP | Auditoria Trabalhista | Prevenção Riscos Trabalhistas | Terceirização | RPS | Modelos Contratos | Gestão RH | Recrutamento e Seleção | Segurança e Saúde | Cálculos Trabalhistas | Cargos e Salários | PLR | Direito Previdenciário | Departamento Pessoal | Direitos Trabalhistas | Boletim Trabalhista | Publicações | Simples Nacional | Contabilidade | Tributação | Normas Legais | Publicações Jurídicas
[CMS - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo do Portal Tributário Editora Ltda. - desenvolvido por https://www.helpdesk.eti.br]

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

há 13 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 18:24

RESPOSTA recebida hoje da Regional do FGTS, sobre a pergunta se as ME teriam a isenção do Certificado Digital:

Prezada Zenaide,

Não temos mudanças em relação a certificação do MEI e EPP, o que soubemos é que houve uma acordo entre as Autoridades Certificadoras para viabilizar o certificado digital para essas empresas por valor inferior ao praticado para as outras empresas (R$99,00), tudo isto informalmente.

O jeito é ver o que vai acontecer...

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
@zenaidecarvalho
Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

há 13 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 20:17

Pessoal, saiu a versão 1.4 do Manual do CNS-ICP e traz a mudança sobre a procuração de órgão público, que agora poderá ser passada para servidor que não tenha conta ativa no FGTS.

Escrevi um artigo sobre o tema e pus no meu blog: https://www.zenaide.com.br.

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
@zenaidecarvalho
Página 56 de 71

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade