x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 328

acessos 168.459

RET e Patrimonio de Afetação

Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 09:47

Bom dia Saulo,

Entendi, fiquei pensando da mesma maneira, consultei uma contadora colega minha aqui do meu estado apura o adicional do IR referente a esta sistemática. Por isso questionei aqui no fórum.

Você citou que a empresa apura o imposto de 6% sobre a receite mensal, ou seja, quer dizer que será o valor da venda e não a presunção do lucro de 8%, correto?

Estou estudando a parte prática do negócio agora, incluindo como colocar na DACON, DCTF, DIPJ e etc.

Abraços

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 14:37

Boa tarde Franklin

Preocupe-se bastante com a idoneidade dos documentos e com a correta contabilização de incorporadoras.

Isto porque quando da apresentação obrigatória da Declaração de Informação sobre a Obra (DISO) - Artigo 339 da IN RFB 971/2009 - à Receita Federal, se no exame da escrituração contábil e de qualquer outro documento da empresa, a fiscalização constatar que a contabilidade não registra o movimento real de remuneração dos segurados a seu serviço, do faturamento e do lucro, serão apuradas, por aferição indireta, as contribuições previdenciárias devidas.

Em algumas Secretarias da Receita Federal os fiscais tem por norma básica desclassificar sumariamente a escrituração contábil que deve servir como prova de que o INSS recolhido era de fato o devido sem se quer examiná-la, preferindo a aferição indireta que via de regra "dá menos trabalho" e produz valores bem maiores do que os já pagos pela empresa.