x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 255

IRPF 2020 - não tenho como comprovar meus rendimentos

Dayanne

Dayanne

Iniciante DIVISÃO 2, Bibliotecário(a)
há 4 anos Sábado | 15 fevereiro 2020 | 07:34

Olá, 
É a primeira vez que público aqui, e estou muito preocupada com minha situação .

Trabalho em dois locais diferentes .
Na Empresa A, tenho um contrato renovado anualmente e recebo R$1.700 mensalmente , e assino um recibo simples . Não é carteira assinada , não desconta FGTS, INSS, e nem nada . É somente isso. 

Na Empresa B , que é uma prestadora de serviços de uma prefeitura onde trabalho , recebo R$1.288 , já com os descontos do FGTS, INSS, porém nunca assinaram minha carteira . Há 6 meses venho recebendo além do meu salário um valor de aproximadamente R$2.200 para pagamento de serviços de terceiros que realmente prestam serviços para a prefeitura ,mas não emitem nota fiscal . Faço tudo pelo internet bank para registro .

Essa empresa da prefeitura disse que não poderá emitir minha declaração de rendimentos de 2019 , pois não podem assinar minha carteira devido ao que foi acordado com a prefeitura (somente trabalhadores que recebem até até um salário mínimo podem assinar carteira lá).  

Estou desesperada ,pois preciso comprovar meus rendimentos para o IRPF. E não sei o que fazer ! 


Alguém poderia me dá uma luz ? 

Herbert

Herbert

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 4 anos Sábado | 15 fevereiro 2020 | 09:29

Olá.
Primeiro esclareça algumas dúvidas:
1. Na empresa B desconta do seu salário FGTS?
2. O desconto do INSS que a empresa B faz do seu salário, é recolhido à Previdência?
3. Como é que a empresa B faz descontos do INSS sobre salário e você não tem a CTPS assinada pela empresa B?

Dayanne

Dayanne

Iniciante DIVISÃO 2, Bibliotecário(a)
há 4 anos Sábado | 15 fevereiro 2020 | 09:51

Oi Hebert , verifiquei aqui meu contra cheque e eles não descontam o FGTS, somente o INSS . Tanto que fui ver na CAIXA o extrato do FGTS e não consta nenhum depósito . Eu não sei como ver o extrato do INSS.  E realmente não é carteira assinada ...eu realmente tô muito preocupada como estou sendo enquadrada nesses pagamentos . Pois trabalho nesta prefeitura , que contratou essa empresa ,para pagar os terceirizados . 

Herbert

Herbert

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 4 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2020 | 11:19

Diante desse cenário, pode fazer o seguinte:
Na Empresa A, R$ 1.700,00 x 12 meses: 20.400,00
Na Empresa B, R$ 1.288,00 x 12 meses: 15.456,00
Pagamento de serviços de terceiros, R$ 2.200,00 x 4 meses: R$ 8.800,00
Total de renda em 2019: R$ 44.656,00.
É só preencher a DIRPF com esse total. E se prepare para contribuir com o Leão.

OBS.: Evite receber esse valor de R$ 2.200,00 para pagamento de fornecedores em sua conta bancária. Pois isso não faz parte de sua renda. A não ser que realmente  faça parte de sua renda.

JOSE CARLOS GAMA

Jose Carlos Gama

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2020 | 13:28

Boa tarde!

Estou fazendo uma declaração de IRPF 2019/2018  em atraso, referente precatórios recebidos em 2018. O programa pede o número de meses para fins de cálculo do imposto. Só que o contribuinte não sabe informar e não tem nenhum documento que mostre a quantidade de meses em questão. Como devo declarar esse IRPF sem essa informação ? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.