Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 42

acessos 77.938

Ana Paula

Ana Paula

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 08:08

Bom dia pessoal! Para assinar a carteira de uma doméstica, fiz o cadastro de sesu NIT pelo site da previdência, como emp. doméstica, obviamente. Minha dúvida é, se um dia ela for trabalhar em outro órgão e que seu trabalho seja regido pela CLT, terei que cadastrá-la no PIS, levando um DCN até a caixa, ou ela continuará recolhendo pelo número do NIT? Obrigada!!

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 08:25

Prezada Ana Paula, o numero que foi gerado pelo cadastramento do NIS ele quando ela for trabalhar em outra empresa que precise fazer o DCN o mesmo numero poderar ser utilizado para o numero do PIS.
Sendo assim basta apenas cadastrar ela no DCN, só observando que a caixa poderar também converter esse numero para outro.

Thalisson Rocha

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 08:40

Bom dia. o PIS pode ser usado como NIT. Mas o NIT não pode ser usado como NIT. Aconselho fazer inscrição PIS para evitar de alterar futuramente.
Fund.Legal: IN INSS nº 45/2010, art.38, parágrafo único

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 08:41

Desculpe, corrigindo.

O PIS pode ser usado como NIT. Mas o NIT não pode ser usado como PIS (havia colocado NIT na resposta anterior). Aconselho fazer inscrição PIS para evitar de alterar futuramente.
Fund.Legal: IN INSS nº 45/2010, art.38, parágrafo único

luciana hipolito

Luciana Hipolito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 09:03

Bom dia a todos!

Ana Paula, concordo plenamente com os colegas Paulo e Thalisson mas não é sempre que a Caixa pega uma inscrição de NIT e transforma em PIS. Seria muito bom se fosse um procedimento padrão da Caixa a transformação automática, só que infelizmente não é assim que funciona. Fui em uma palestra do Sped Social e soube que futuramente, com a implantação do sistema, os trabalhadores serão identificados pelo CPF. Não sei, mas acho que nesse ponto, vai ficar mais fácil para todos nós.



Ana Paula

Ana Paula

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 10:31

Obrigada a todos! Fui informada que doméstica recolhe inss pelo nit. Me confundi agora, o correto é cadastrar o pis na caixa para sua admissão, mesmo não sendo regida pela clt? Esse número do nit é específico a o que então? é para quem nao tem carteira assinada? Obrigada!

Victor Leonardo

Victor Leonardo

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 10:37

Bom dia Ana Paula, o NIT funciona como um código individual substituto do PIS/PASEP. Se o trabalhador não possui PIS/PASEP, o NIT serve como ferramenta para acesso a benefícios da Previdência Social como salário maternidade, aposentadoria, pensões, entre outros programas assistenciais.

Porém, se a pessoa nunca trabalhou formalmente, pode tirar o NIT e contribuir com o INSS, tendo acesso aos mesmos benefícios e direitos de um trabalhador com carteira assinada.

Pois não?
CLAUDENIR

Claudenir

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 22 maio 2013 | 18:35

Um empregado virou empresario (de Micro empresa-ME), então para retirar o pro labore e descontos do INSS, é preciso um NIT para empresario ou pode-se usar o NIT dele quando era empregado?

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:08

Boa tarde,

Conforme disposto na Circular CAIXA Nº. 574 de 02/03/2012, publicada em D.O.U de 05/03/2012, os procedimentos para cadastramento de PIS dos trabalhadores pela Empresa foram alterados, a CAIXA passou a utilizar um novo sistema de cadastro social: o Cadastro NIS.
Cadastramento pela Internet: o acesso ao Cadastro NIS não exige Certificado Digital. Basta usar e-mail e senha. A autorização deste e-mail de acesso é feita por meio do preenchimento e assinatura de formulário específico, chamado FICUS/E, que deverá ser entregue em uma Agência da CAIXA, juntamente com sua documentação de identificação. O formulário e a relação de documentos comprobatórios para cadastramento estão disponibilizados no endereço http://cadastronis.caixa.gov.br/ - Documentos para download.
Na Agência CAIXA; para cadastramento da inscrição PIS/NIS do trabalhador nas Agências da CAIXA, o empregador deverá apresentar os seguintes documentos:
DCN - Documento de Cadastramento do NIS assinado;
Comprovante de matrícula no CEI do responsável pelo cadastramento.
O DCN - Documento de Cadastramento do NIS pode ser capturado aqui, também é aceito emitido em microcomputador, desde que formatado no modelo padrão do formulário e assinado pela Empresa que está solicitando o cadastramento.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:25

10. Quais são os dados necessários para preencher a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social - GFIP ?

São necessários os dados de identificação do empregador:

Número da Matrícula CEI;
Nome;
Endereço e dados referentes à remuneração do empregado, bem como informação do número de inscrição PIS/NIS/NIT;
Admissão;
CTPS e
Data de Nascimento.

O empregado doméstico é identificado no sistema do FGTS pelo número de inscrição no PIS-PASEP ou pelo Número de Inscrição do Trabalhador no INSS (NIT) e, ainda, pela CTPS.

clique aqui

marcia martins

Marcia Martins

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:27

O NIT é o numero de identificação do trabalhador, usado normalmente para recolhimento de INSS de autonomos por exemplo.
Caso a empregadora vá recolher o FGTS ,a empregada precisa de numero de PIS .
Pra tirar a duvida ,basta entrar em contato com o 0800 da caixa informar o numero do NIT e verá que eles informaram que a mesma nao tem numero de PIS ,salvo se o mesmo tiver sido unificado pela caixa, mas isso somente ligando no 0800-726-0207

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:42

A própria CEF informa que pode ser utilizado o NIT, conforme abaixo:

clique aqui

Do Trabalhador doméstico:

Para o cadastramento do trabalhador doméstico no sistema do FGTS é necessário que o empregado possua o número de inscrição no PIS-PASEP ou o Número de Inscrição Social - NIS, que consta no Cartão do Cidadão, Cartão Bolsa Família ou outros Cartões Sociais emitidos pela Caixa Econômica Federal ou, ainda, o Número de Inscrição do Trabalhador - NIT, que é fornecido pelo Ministério da Previdência Social, mediante inscrição no Regime Geral de Previdência Social.

Caso o Trabalhador não possua nenhuma dessas inscrições, o empregador deverá preencher o DCN - Documento de Cadastramento do NIS , adquirível em papelarias, dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica, munido do comprovante de sua inscrição no Cadastro Específico do INSS - CEI e da Carteira de Trabalho do empregado e solicitar o respectivo cadastramento no PIS-PASEP.

Caso não haja o recolhimento para o FGTS, o empregador doméstico fica dispensado da entrega da GFIP/SEFIP apenas com informações declaratórias.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:46

Boa tarde Pessoal,

Apenas para complementar as informações já passadas:

O número do NIT não dá só problemas com o recolhimento do FGTS, mas também no CAGED e RAIS. Falo por experiência, pois já tive que retificar tudo por ter sido cadastrado um NIT e não um PIS.

As novas CTPS de alguns Estados já vem com um número de PIS, que na verdade não é PIS, é NIS - Número de Inscrição Social.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ROBERTA SANTIAGO SANTOS

Roberta Santiago Santos

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 09:26

Por favor pessoal, vocês sabem diferenciar o cadastro do NIT do PIS?
A maioria dos funcionários que estou registrando dos meus clientes, estão vindo com o número do cadstro do NIT em sua carteira, esse cadastro geralmente é realizado pelo PAT, o NIT não é aceito no CAGED, somente no SEFIP, então não consigo entender qual a serventia desse cadastro no NIT.
Alguem tem uma luz?

"Deus é fiel."
Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 11:28

Bom dia pessoal !

estou com um caso assim:

admiti o empregado que disse não possuir cadastro no PIS, pedi para Caixa e foi feito o cadastro. Agora o empregado foi preso e está requerendo o auxilio reclusao, só que na previdencia consta outro numero de inscrição que começa com 267 . . . . como proceder ? eu entendo que a Caixa falhou em não pesquisar se havia alguma inscrição em nome dele . . .

Luciana

Luciana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 10:50

Olá, já li várias coisas sobre o NIT não substituir o PIS em Caged.

Fui enviar o Caged e consta erro (042) "Não é PIS/Pasep", sendo que o numero que o funcionario informou é cadastro de NIT iniciando com 267...

Liguei no 0800 da CEF e informaram que preciso cadastrar o funcionário no PIS, é isso mesmo que tenho que fazer?

Obrigada

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 10:54

Bom dia Luciana

Não precisa fazer um novo cadastro. Basta converter o número para PIS.
O próprio empregado poderá fazer isso em qualquer Caixa.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 11:16

Vania,

tem alguma base que diz que podemos converter o NIT para (NIS/PIS), pois no meu caso todas as vezes tive que fazer um novo cadastro de NIS e depois fazer RDT.

Priscila R.Silva
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.