x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6.695

acessos 1.160.447

Jorge Luis

Jorge Luis

Ouro DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 15:21

Olá boa tarde!
Alguém está acompanhando ou acompanhou aqueles vídeos dos auditores do MTE sobre o eSocial?

No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho. (Paolo Mantegazza)
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 15:37

Luisa,

Boa tarde!

Sim, dessa forma fica mais fácil entender o prazo do envio desses eventos, eu estava confusa até obter essa informação na aula da Jéssica Fávaro, em parceria com a Profa. Zenaide Carvalho.


Jorge Luis,

Ainda não consegui acompanhar os vídeos, farei isso no final de semana. Você conseguiu?

Atenciosamente,
Nathália
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 16:36

Luiz Gustavo,

A data de início do envio da segunda fase não deve ser prorrogada, visto que isso já foi feito.

Caso ocorra alguma prorrogação, pode ser que seja sobre a data final para envio das informações dos trabalhadores.

Mas é melhor não contarmos com isso, pois foram apenas especulações a respeito.

Atenciosamente,
Nathália
aline figueiredo

Aline Figueiredo

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 16:48

Estefania Drechsler,

Pelo o que pude perceber você trabalha há algum tempo no setor... Que ótimo que você teve tempo hábil para se adequar e estudar, tenho certeza que fará um ótimo trabalho para com seus clientes e nenhum deles levará sequer uma notificação.

Você é sozinha no DP? É dona do seu próprio escritório? Há quantos anos trabalha no DP? Quantas empresas você atende aí?

Pois bem, vamos verificar algumas realidades dos nossos colegas aqui (inclusive algumas minhas), talvez você mude a ideia de que a necessidade de uma prorrogação são para as pessoas DESPREPARADAS no DP:

*Única pessoa no setor;
*Cerca de 75 clientes para atendimento;
*Pessoas que iniciaram no DP recentemente e não em 2011 (veja que os anos diminuem em comparação aos seus);
*Universitários;
*Problemas financeiros para investir em um curso;
*Pessoas já com formação e atuando muitos anos, também perto da sua aposentadoria que já estão exaustas e não conseguem acompanhar o ritmo das mudanças;
*Problemas em casa;

Por aí vai... é só o começo... a gente não sabe o que cada um vive na sua casa, quais são os seus problemas do dia-a-dia.

Não podemos julgar as pessoas por não terem tempo pra estudar. Ás vezes elas tem prioridades maiores e difíceis, tem gente que é mais frágil ao carregar o seu próprio fardo.
Todo mundo está carregando junto mais esse peso nas costas, o medo de levar alguma notificação, já basta os "N" problemas enfrentados, imagina ter que pagar uma multa... porque quem paga por erros são os funcionários, pelo menos na cidade em que trabalho todos os escritórios tem essa cultura.

Eu também não queria mais prorrogações, quero tirar férias em dezembro. Afinal quem não quer né?!

Mas vamos ter mais amor pelo próximo, compreensão já ajuda!

Luiz Gustavo Sousa Silva

Luiz Gustavo Sousa Silva

Prata DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 17:03

Aline Figueiredo


Eu também não queria mais prorrogações, quero tirar férias em dezembro. Afinal quem não quer né?!



Que beleza! Depois que eu entrei no DP, nunca mais pude tirar férias em dezembro, que pra mim, é o melhor mês para tirar férias.
Mas, o 13º salário, as férias coletivas e etc não me deixam sair de férias....:(

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 17:15

Aline,


Concordo totalmente com você!
Creio que a maioria dos usuários viva a mesma realidade aqui: não estamos despreparados para o envio do eSocial, porém vivemos num rotina louca, com mil obrigações, onde buscamos atender os clientes com qualidade (clientes estes que não são poucos, graças a Deus) e ainda nos adaptar à essa nova realidade...nova sim, porque há muito se fala do eSocial porém a prática estamos vivenciando AGORA e os problemas existem sim, vários, muitos deles ocasionados pelo sistema de folha de pagamento e não por despreparo ou acomodação do colaborador do DP.

Continuemos em nossa luta diária e ajudando um ao outro por aqui sempre que estiver ao nosso alcance!

PS: férias aqui também só entre Natal e Ano-Novo hahaha viva!!!!

Atenciosamente,
Nathália
aline figueiredo

Aline Figueiredo

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 17:24

Nathália,

Concordo demais com você, nossas opiniões formaram um ótimo exemplo da realidade atual!

Vejo que você ajuda os colegas todos os dias e com informações corretas e concretas, sempre com muita educação! Parabéns!

Obrigada!!!

#partiufériaszinhas kkkkk

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 18:05

Aline Figueiredo

Sim sou a única pessoa do DP, também sou universitária, tenho filhos, marido, casa e problemas em casa...

Diferença de tempo, acredito que quem começou agora tem que saber se está preparado para ASSUMIR um DP, ou se para ajudar no DP.

Os exemplos que dei são referentes a acomodação, muitas pessoas não leram o manual, não querem aprender e estão rezando para ser prorrogado, não porque querem se preparar, mas porque querem empurrar com a barriga.

Então Aline quem quer dá um jeito, quem não quer arruma uma desculpa.

Infelizmente no nosso setor temos muitas pessoas sim que não estão aptas a assumir um DP, e espero que com o eSocial o nível dos profissionais na área do DP melhore muito, aos acomodados que se mudem de setor.

E sim estou sempre disposta a responder perguntas e ajudar os colegas, mas se ajudar é bom né...

Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 09:00

É, muitos tem falado a respeito da parte de funcionários, que até então começa em 10/10. Mas quanto a essa questão que foi comentado lá em meados de 09/2018 sobre um novo cronograma apartir de 04/2019 não se falou mais nada até agora

Estranho isso

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 09:27

Jupira Lucas Zucchetti,

Apenas especulações, nada oficial até o momento, só nos resta aguardar e continuarmos trabalhando para que no dia 10 esteja tudo ok para começarmos os envios...

Atenciosamente,
Nathália
anelyse santos

Anelyse Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 09:33

Bom dia ,

Se uma empresa não passar reajuste salarial aos funcionários, ela só tem problemas se entrarem com ação trabalhista, denúncias, ou tem outros problemas que ela pode ter?
A empresa não quer repassar e quer saber os riscos.

Obrigada.

Jorge Luis

Jorge Luis

Ouro DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 11:16

Nathália bom dia!
Estou assistindo sim, são muito bons.

No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho. (Paolo Mantegazza)
sybraga

Sybraga

Prata DIVISÃO 2
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 11:36

Bom dia
Parabéns a Nathália e Aline Figueiredo, concordo plenamente com vcs.
Já enviei a primeira fase de 99% dos meus clientes até 31/08/2018( os que faltam são problemas com procuração), mas vejo nos cursos que o pessoal está com dificuldades, os sistemas de folha de pagamento tambem estão passando por isso e até mesmo o programa do governo as vezes fica instavel.
Solidariedade meu povo.
No que puder colaborar, podem contar comigo.



Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 11:50

Jorge Luis,

Ótimo saber que o material é muito bom, meu sábado será de muito estudo então :) obrigada por compartilhar isso conosco!!

Sybraga,

Muito obrigada, sempre a vejo por aqui também contribuindo!

Eu também entreguei tudo há muito tempo, só fiquei com a pendência da tabela S-1010 de uma empresa, tive problema com meu sistema de folha, eles explicaram que algum arquivo foi corrompido e o envio de algumas rubricas ficaram pendentes - aguardando o envio, o backup foi pra análise da empresa e ainda não retornou...


Atenciosamente,
Nathália
Ricardo Henrique

Ricardo Henrique

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 12:32

Pessoal, boa tarde.

Sobre o CAEPF, tenho alguns clientes que possuem Matrícula CEI muito antigas e não aparecem na lista do CEI para serem migradas para o CAEPF, tem alguém também nesta situação?

Lembro que antigamente o CEI era administrado pelo INSS e depois passou a ser administrado pela Receita Federal.

Tiago Sote Ribeiro

Tiago Sote Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 14:32

boa tarde pessoal,
alguém tem algum caso de processo judicial lançado no esocial?
tenho um processo judicial onde faço um depósito judicial e abato este valor no total da contribuição a recolher....

Hugo Luis

Hugo Luis

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 14:33

Pessoal boa tarde, preciso de uma ajuda, empresa de ônibus, com muitos funcionários e diversos horários diferentes, alguns ate iniciando a cada 1 minuto... enfim, no meu sistema existe um horário padrão que sempre utilizamos e etc.. mas para o E-social vou ter que informar todos os horários que de fato existem na empresa ? Agradeço desde já

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 14:40

Ricardo Henrique,

Veja nesse tópico que falamos sobre o assunto CAEPF se há algum colega em situação parecida: https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/283166/caepf-e-cno/6


Hugo Luis,

Qual é o sistema que você usa?

Você deve cadastrar todos os horários pois essas informações são usadas para validar outros eventos do eSocial, exemplo: admissão, alteração contratual, etc.

Atenciosamente,
Nathália
Hugo Luis

Hugo Luis

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 14:55

Nathália, eu uso o NG Mastermaq, agora outra situação, é muito comum funcionários trocarem de horários, sempre terei que fazer as devidas alterações alem de cadastrar todos o horários que existem na empresa ? Assim, são horários diferentes porém todos com a mesma quantidade de horas, sera que não teria uma outra saída ? Agradeço desde já!

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 15:23

Silvana, boa tarde!!!
Com relação a sua dúvida abaixo, já tive que fazer isso algumas vezes... Não é difícil, somente trabalhoso. Primeiro altere a alíquota do RAT no seu sistema para isso não ocorrer mais e depois gere novamente o arquivo Sefip na folha com as alíquotas corretas referentes a cada mês e importe no programa da Sefip normalmente. Na Aba MOVIMENTO, clique com o botão direito sobre o nome da empresa e escolha a opção MODALIDADES, depois abra a janela MODALIDADE DE ORIGEM, escolha a opção Recolhimento ao FGTS. ... (que é a normal) e clique na seta para todos os funcionários irem para a aba ao lado (MODALIDADE DE DESTINO) e selecione a opção 9 nesta aba. Com isso o sistema vai entender que você está informando novamente os recolhimentos de FGTS e INSS dos funcionários, que não tiveram alterações, porém vai calcular o valor correto da GPS que deveria ter sido recolhida com a alíquota correta do RAT. Aí você terá que calcular uma GPS da diferença do valor que foi recolhido e o valor correto mas aí é direto no site da previdência, ok?? Na Sefip somente terá que fazer esse procedimento para cada mês. Confirme se a alíquota do FAP está correta também.

Alex


Recebi a notificação da Receita Federal por conta da alíquota RAT errado, era 3 e estava recolhendo 2.
Tenho que retificar a SEFIP desde final de 2013 até 12/2017.
Mas nunca fiz retificação de SEFIP, seria possível alguém me ajudar,
não sei nem por onde começar...

silmara uechi

Silmara Uechi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 15:29

boa tarde,

Estou precisando de uma ajuda... preciso fazer um encerramento em uberaba e gostaria de saber se tem alguem aqui no forum desta cidade para que eu possa conversar...
obrigada

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 15:47

Hugo Luis,

Aqui no meu sistema (FOLHAMATIC) tive de cadastrar todos os turnos, horários de trabalho e intervalos, deu muito trabalho, mas foi o que me orientaram fazer. E quando ocorrer qualquer alteração nessa tabela (bem como nas demais), devemos enviar essa informação ao eSocial, pois é essencial para envio das informações dos trabalhadores na próxima fase e fechamento de folha, posteriormente.

No Manual do eSocial, temos o seguinte a respeito dessa tabela:

A informação dos horários contratuais dos trabalhadores deve ser inicialmente preenchida da seguinte forma:

[code]a) Devem constar todas as possibilidades de horários dos trabalhadores, exceto daqueles submetidos a jornadas especiais (turno de revezamento, por exemplo). Há ainda a informação do intervalo, que pode ser fixo ou variável. Sendo variável, basta informar a duração do intervalo;
b) Depois de prever na tabela, todas as possibilidades de horários, estes devem ser referenciados no evento “S-2200 – Cadastramento Inicial e Admissão/Ingresso de Trabalhador”, em que constam os dados contratuais;
[/code]

Atenciosamente,
Nathália
Página 163 de 244

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.