x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 42

acessos 78.742

Ana Paula

Ana Paula

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 08:08

Bom dia pessoal! Para assinar a carteira de uma doméstica, fiz o cadastro de sesu NIT pelo site da previdência, como emp. doméstica, obviamente. Minha dúvida é, se um dia ela for trabalhar em outro órgão e que seu trabalho seja regido pela CLT, terei que cadastrá-la no PIS, levando um DCN até a caixa, ou ela continuará recolhendo pelo número do NIT? Obrigada!!

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 08:25

Prezada Ana Paula, o numero que foi gerado pelo cadastramento do NIS ele quando ela for trabalhar em outra empresa que precise fazer o DCN o mesmo numero poderar ser utilizado para o numero do PIS.
Sendo assim basta apenas cadastrar ela no DCN, só observando que a caixa poderar também converter esse numero para outro.

Thalisson Rocha

Visitante não registrado

há 12 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 08:40

Bom dia. o PIS pode ser usado como NIT. Mas o NIT não pode ser usado como NIT. Aconselho fazer inscrição PIS para evitar de alterar futuramente.
Fund.Legal: IN INSS nº 45/2010, art.38, parágrafo único

Visitante não registrado

há 12 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 08:41

Desculpe, corrigindo.

O PIS pode ser usado como NIT. Mas o NIT não pode ser usado como PIS (havia colocado NIT na resposta anterior). Aconselho fazer inscrição PIS para evitar de alterar futuramente.
Fund.Legal: IN INSS nº 45/2010, art.38, parágrafo único

luciana hipolito

Luciana Hipolito

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 09:03

Bom dia a todos!

Ana Paula, concordo plenamente com os colegas Paulo e Thalisson mas não é sempre que a Caixa pega uma inscrição de NIT e transforma em PIS. Seria muito bom se fosse um procedimento padrão da Caixa a transformação automática, só que infelizmente não é assim que funciona. Fui em uma palestra do Sped Social e soube que futuramente, com a implantação do sistema, os trabalhadores serão identificados pelo CPF. Não sei, mas acho que nesse ponto, vai ficar mais fácil para todos nós.



Ana Paula

Ana Paula

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 10:31

Obrigada a todos! Fui informada que doméstica recolhe inss pelo nit. Me confundi agora, o correto é cadastrar o pis na caixa para sua admissão, mesmo não sendo regida pela clt? Esse número do nit é específico a o que então? é para quem nao tem carteira assinada? Obrigada!

Victor Leonardo

Victor Leonardo

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 10:37

Bom dia Ana Paula, o NIT funciona como um código individual substituto do PIS/PASEP. Se o trabalhador não possui PIS/PASEP, o NIT serve como ferramenta para acesso a benefícios da Previdência Social como salário maternidade, aposentadoria, pensões, entre outros programas assistenciais.

Porém, se a pessoa nunca trabalhou formalmente, pode tirar o NIT e contribuir com o INSS, tendo acesso aos mesmos benefícios e direitos de um trabalhador com carteira assinada.

Pois não?
CLAUDENIR

Claudenir

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 22 maio 2013 | 18:35

Um empregado virou empresario (de Micro empresa-ME), então para retirar o pro labore e descontos do INSS, é preciso um NIT para empresario ou pode-se usar o NIT dele quando era empregado?

Visitante não registrado

há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 08:46

José...quando ele era empregado, você devia estar usando o PIS dele, não? E sim, você pode usar o PIS ou o NIT para fins de INSS.

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:08

Boa tarde,

Conforme disposto na Circular CAIXA Nº. 574 de 02/03/2012, publicada em D.O.U de 05/03/2012, os procedimentos para cadastramento de PIS dos trabalhadores pela Empresa foram alterados, a CAIXA passou a utilizar um novo sistema de cadastro social: o Cadastro NIS.
Cadastramento pela Internet: o acesso ao Cadastro NIS não exige Certificado Digital. Basta usar e-mail e senha. A autorização deste e-mail de acesso é feita por meio do preenchimento e assinatura de formulário específico, chamado FICUS/E, que deverá ser entregue em uma Agência da CAIXA, juntamente com sua documentação de identificação. O formulário e a relação de documentos comprobatórios para cadastramento estão disponibilizados no endereço http://cadastronis.caixa.gov.br/ - Documentos para download.
Na Agência CAIXA; para cadastramento da inscrição PIS/NIS do trabalhador nas Agências da CAIXA, o empregador deverá apresentar os seguintes documentos:
DCN - Documento de Cadastramento do NIS assinado;
Comprovante de matrícula no CEI do responsável pelo cadastramento.
O DCN - Documento de Cadastramento do NIS pode ser capturado aqui, também é aceito emitido em microcomputador, desde que formatado no modelo padrão do formulário e assinado pela Empresa que está solicitando o cadastramento.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:25

10. Quais são os dados necessários para preencher a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social - GFIP ?

São necessários os dados de identificação do empregador:

Número da Matrícula CEI;
Nome;
Endereço e dados referentes à remuneração do empregado, bem como informação do número de inscrição PIS/NIS/NIT;
Admissão;
CTPS e
Data de Nascimento.

O empregado doméstico é identificado no sistema do FGTS pelo número de inscrição no PIS-PASEP ou pelo Número de Inscrição do Trabalhador no INSS (NIT) e, ainda, pela CTPS.

clique aqui

marcia martins

Marcia Martins

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:27

O NIT é o numero de identificação do trabalhador, usado normalmente para recolhimento de INSS de autonomos por exemplo.
Caso a empregadora vá recolher o FGTS ,a empregada precisa de numero de PIS .
Pra tirar a duvida ,basta entrar em contato com o 0800 da caixa informar o numero do NIT e verá que eles informaram que a mesma nao tem numero de PIS ,salvo se o mesmo tiver sido unificado pela caixa, mas isso somente ligando no 0800-726-0207

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:42

A própria CEF informa que pode ser utilizado o NIT, conforme abaixo:

clique aqui

Do Trabalhador doméstico:

Para o cadastramento do trabalhador doméstico no sistema do FGTS é necessário que o empregado possua o número de inscrição no PIS-PASEP ou o Número de Inscrição Social - NIS, que consta no Cartão do Cidadão, Cartão Bolsa Família ou outros Cartões Sociais emitidos pela Caixa Econômica Federal ou, ainda, o Número de Inscrição do Trabalhador - NIT, que é fornecido pelo Ministério da Previdência Social, mediante inscrição no Regime Geral de Previdência Social.

Caso o Trabalhador não possua nenhuma dessas inscrições, o empregador deverá preencher o DCN - Documento de Cadastramento do NIS , adquirível em papelarias, dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica, munido do comprovante de sua inscrição no Cadastro Específico do INSS - CEI e da Carteira de Trabalho do empregado e solicitar o respectivo cadastramento no PIS-PASEP.

Caso não haja o recolhimento para o FGTS, o empregador doméstico fica dispensado da entrega da GFIP/SEFIP apenas com informações declaratórias.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:46

Boa tarde Pessoal,

Apenas para complementar as informações já passadas:

O número do NIT não dá só problemas com o recolhimento do FGTS, mas também no CAGED e RAIS. Falo por experiência, pois já tive que retificar tudo por ter sido cadastrado um NIT e não um PIS.

As novas CTPS de alguns Estados já vem com um número de PIS, que na verdade não é PIS, é NIS - Número de Inscrição Social.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ROBERTA SANTIAGO SANTOS

Roberta Santiago Santos

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 09:26

Por favor pessoal, vocês sabem diferenciar o cadastro do NIT do PIS?
A maioria dos funcionários que estou registrando dos meus clientes, estão vindo com o número do cadstro do NIT em sua carteira, esse cadastro geralmente é realizado pelo PAT, o NIT não é aceito no CAGED, somente no SEFIP, então não consigo entender qual a serventia desse cadastro no NIT.
Alguem tem uma luz?

"Deus é fiel."
Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 11:28

Bom dia pessoal !

estou com um caso assim:

admiti o empregado que disse não possuir cadastro no PIS, pedi para Caixa e foi feito o cadastro. Agora o empregado foi preso e está requerendo o auxilio reclusao, só que na previdencia consta outro numero de inscrição que começa com 267 . . . . como proceder ? eu entendo que a Caixa falhou em não pesquisar se havia alguma inscrição em nome dele . . .

Luciana

Luciana

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 10:50

Olá, já li várias coisas sobre o NIT não substituir o PIS em Caged.

Fui enviar o Caged e consta erro (042) "Não é PIS/Pasep", sendo que o numero que o funcionario informou é cadastro de NIT iniciando com 267...

Liguei no 0800 da CEF e informaram que preciso cadastrar o funcionário no PIS, é isso mesmo que tenho que fazer?

Obrigada

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 10:54

Bom dia Luciana

Não precisa fazer um novo cadastro. Basta converter o número para PIS.
O próprio empregado poderá fazer isso em qualquer Caixa.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade