Dorival Marques
Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)Funcionario demitido sem justa causa aceitou descontar adiantamento salarial .
Pergunto , posso descontar na rescisão valor total do adiantamento.
Como proceder.
respostas 34
acessos 2.737
Dorival Marques
Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)Funcionario demitido sem justa causa aceitou descontar adiantamento salarial .
Pergunto , posso descontar na rescisão valor total do adiantamento.
Como proceder.
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalBom dia Dorival,
Qual a data da rescisão?
Se a Empresa concede adiantamento salarial, e a rescisão ocorreu após o recebimento, e se houve o recebimento do adiantamento, com certeza este poderá ser descontado.
Att,
Ramon Dias Furtado Guedes
Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos Humanosramon dias!
bom dia!
o funcionario foi demitido e na sua rescisao o mesmo tinha ferias vencidas mas nao gozadas.pergunto na ctps devo fazer alguma anotaçao?
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalBom dia Ramon,
Seja Bem Vindo ao Portal Contábeis !!!
Costumo anotar o período das férias, no seu respectivo campo e observar que estas foram indenizadas na rescisão.
Att,
Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos Humanosbom dia!
o funcionario estar afastado por motivo de doença,mas o mesmo trabalhou 06 meses no ano de 2012.pergunto ele tera direito a ferias proporcionais?
Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos Humanosvania!
entao eu coloco só a data referente ao periodo aquisitivo (2012/2013)? e no campo: de a a eu deixo em branco? e faço a anotaçao que as mesmas foram pagas na rescisao la em anotaçoes gerais é isso?
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalRamon,
Veja o que diz o art. 133 da CLT:
Vagnuenes Oliveira
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Ramon Dias Furtado Guedes, você precisa esperar o termino do afastamento deste funcionario, pois somente assim você poderá saber se ele terá ou não direito a ferias. Quando se tratar de afastamento, não existe o termo ferias proporcionais, isto é, se o funcionario ficou afastado menos de 6 meses, o periodo que ele ficou a afastado será contado como tempo para calculo de ferias e sendo este afastamento superior a 6 meses, o funcionario não terá direito a ferias. Importante lembrar quando o funcionario fica afastado por mais 6 meses, no retorno do mesmo, deve-se começar um novo periodo aquisitivo de ferias, ou seja, contado a partir da data de retorno ao trabalho.
Vagnuenes Oliveira
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Vânia Zanirato, é preciso anotar na CTPS a ferias indenizada na rescisão? Pois eu nunca anotei e já teve varias fiscalização do MTE e varias homologações em sindicatos diversos e eles não solicitaram anotação desta informação. Penso, mas posso esta errado, que na CTPS deveria anotar somente o periodo que o mesmo encontrava afastado dos serviço para gozo de ferias.
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Vagnuenes,
Costumo anotar sim, nada impede, na verdade alguns Sindicatos daqui solicitam a anotação. Sempre fiz.
Att,
Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos HumanosBoa tarde!
quem poderia me informar,pq os funcionarios que trabalham em empresas de produtor rural nao tem direito a PIS.
Anderson Caciano
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Ramon Dias Furtado Guedes
Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos HumanosRaone Souza
Prata DIVISÃO 2 , Gerente Recursos HumanosRamon, CEI é a sigla para(Cadastra específico do INSS). Para recolhimento do FGTS tem de ser um CEI pois o CPF não tem jeito de informar no Programa gerador da guia do FGTS(SEFIP).
E geralmente o para o produtor rual é cadastrado um CEI vinculado ao CPF.
A regra para o PIS é:
Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos Humanoso funcionario que estar no ultimo dia do contrato de experiencia e pede pra sair da empresa tera direito a liberaçao do fgts?
o funcionario é casado tem 03 filhos mas nao possui certidao de casamento, em seu registro de empregado posso registrar o mesmo como sendo casado?
Vagnuenes Oliveira
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Ramon Dias Furtado Guedes,
O funcionario tem o direito de sacar o FGTS, haja vista que o contrato terminou e o colaborador não quer mais manter o vinculo. Sendo este pedido um dia antes do termino, o mesmo não teria o direito. Enfim, você vai gerar a GRRF por termino de contrato.
Helen Brancaglion
Prata DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Recursos HumanosOla, lembrando que o valor total do adiantamento na rescisão não poderá ultrapassar o salario mensal do funcionário.
Att
Vagnuenes Oliveira
O funcionario tem que apresentar qualquer documento que comprove a união dele com uma outra pessoa. Quando o funcionario não comprova, então não pode caracteriza-lo como tal.
Raone Souza
Prata DIVISÃO 2 , Gerente Recursos HumanosRamon, para o casal que vive junto, segundo o Código Civil, é união estável e da direitos ao companheiro como que se fosse casados como no caso de pensão por morte por exemplo.
Mas união estável não é casamento, sendo assim ele civilmente é solteiro. Pois como o colega Vagnuenes disse:
Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos Humanosbom dia!
a ausencia de titulo eleitoral, é impecilio para a contrataçao de funcionario?
Raone Souza
Prata DIVISÃO 2 , Gerente Recursos HumanosRamon Dias, impedimento não é não, mas tem que saber que o dia que ele sair para resolver o situação cadastral dele, não poderá ser descontado em seu recibo de pagamento.
E também, o Titulo é um dos documentos requeridos para o cadastramento do funcionário no PIS.
Att,
Adair Sergio Nazareth
Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente Recursos HumanosRamon Dias Furtado Guedes
Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos Humanosbom dia,
o funcionario tem 8 meses trabalhados,tera que cumprir 30 dias de aviso com reduçao de 07 dias.alguem poderia me informar como seria o modelo do aviso (texto)
Marcelo B. Sakamoto
Ouro DIVISÃO 3Prezado(a) Senhor(a);
Pelo presente, vimos notificar-lhe, que a partir de [______] dias do
dia seguinte a data da entrega e ciente deste, nao mais serao utilizados os seus
servicos pela nossa empresa, e por isso, vimos avisa-lo(a) nos termos e para os
efeitos do disposto da Lei em vigor, da CONSOLIDACAO DAS LEIS DO TRABALHO.
Comunicamos-lhe que a homologacao dar-se-a em ______/______/__________
as ____:____ horas, no(a):______________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Pedimos a devolucao do presente com o seu 'CIENTE' e 'OPCAO' abaixo.
( ) Reducao de 02 (Duas) horas diarias, antes do inicio do intervalo para o almoco.
( ) Reducao de 02 (Duas) horas diarias, apos final do intervalo para o almoco.
( ) Reducao de 02 (Duas) horas diarias, antes do termino da jornada de trabalho.
( ) Reducao de 07 (Sete) dias corridos da jornada de trabalho.
Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos Humanosgrato, marcelo.
é necessario que o mesmo com menos de um ano de serviço realize o exame demissional?
Marcelo B. Sakamoto
Ouro DIVISÃO 3Ramon Dias Furtado Guedes
Sim, precisa fazer o exame demissional.
Vagnuenes Oliveira
Exame Demissional será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:
135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4;
90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4.
Adair Sergio Nazareth
Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente Recursos HumanosObrigado pelas contribuições.
Tudo isso está correto. Mas o Problema é mais complicado.
O acidentado tem um ano de estabilidade. Mas quero indenizá-lo pela estabilidade. É interesse meu quanto dele. O INSS disse que tem que voltar a trabalhar. Mas o médico do trabalho disse que não. Na Indenização como proceder.
Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos Humanosbom dia!pessoal o funcionario trabalhou 07meses na empresa e agora sera demitido nos vamos liberar sua multa,fgts e seguro desemprego.só q o mesmo teve 14 faltas nesse periodo eu posso descontar essas faltas nas ferias proporcionais?
Marcelo B. Sakamoto
Ouro DIVISÃO 3O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade