Lucas
Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Boa Noite!
Colegas,
Gostaria de saber de vocês suas opiniões sobre o assunto, e abrir esse espaço aqui para discutirmos sobre os impostos pagos na construção cívil e venda de imóveis providos de tal construção.
Atualmente, uma pessoa física que procura fazer uma construção, sobre um terreno que comprou, paga pela venda dos imóveis que construiu o IRPF, de 15%.
Por favor, me corrijam se eu estiver errado:
Vamos supor que uma pessoa física comprou um terreno no valor de R$ 50.000,00 , gastou R$ 150.000,00 de mão de obra e materiais para construir 4 apartamentos, e vendeu cada apartamento por R$100.000,00 ,o mesmo terá que pagar de imposto de renda o valor de R$ 52.500,00.
R$ 50.000,00 - Valor Terreno
R$ 150.000,00 - Valor dos Gastos com a obra
Total: R$ 200.000,00
Devido as altas cargas tributárias, me disseram que existe uma solução: A abertura de uma empresa holding, para poder manter e vender os imóveis, através do tal do "lucro presumido", pagando muito menos impostos pela venda dos imóveis que foram construidos.
Procurei na internet, porém os valores que eu vi variaram em cada site, mas em geral parece que o imposto de 15% do IRPF cai para cerca de 6% (IRPJ + PIS + COFINS. ..), o que é uma diferença bastante considerável .
Alguém pode me informar como funciona essa tal holding patrimonial, os custos aproximado para se manter esta sociedade, e o mais importante: Quais serão os menores impostos a serem pagos pela venda dos imóveis, dentro da legalidade tributária?
Desde já agradeço a colaboração de qualquer um; que queira opinar, ajudar, e dissertar este problema, caso também esteja passando por ele.
Att